Navegue!

10.7.13

[Japão x Coréia] Rivalidade

Porque essa rivalidade, me diga!

A rivalidade entre esses dois países não é só no Futebol, mas também no aspecto geral. Percebi isso quando meus avós sempre falam que Japão é melhor quando vou falar da Coréia, a mesma coisa quando coloco as músicas na versão Japonesa mesmo sendo cantada por coreanos e falam que assim é melhor do que a versão original.

Curiosa, decidi compartilhar isso com você para entender que a rivalidade entre eles não é só no Futebol e que isso vem lá das antigas... Curioso? Vamos esclarecer suas dúvidas!

Essa longa história metida a Lenda que faz encher nossos olhos de brilhos com tamanho encantamento começou em 1592 com a Guerra do Imjin, na qual Japão e Coréia estão envolvidos, a China também está no meio desse conflito que durou seis anos.

História
Toyotomi Hideyoshi, pacificador do Japão
Tudo começou através do tal conhecido "pacificador do Japão", Toyotomi Hideyoshi, que queria conquistar terras na China e conseguir livre trânsito pelas estradas da Coréia, na qual ela não permitiu. Revoltado, Hideyoshi convocou senhores feudais distintos, os daimyõ, para invadir e atacar a Coréia que começou em 1592.

Com o rápido avanço das tropas japonesas na Coréia, o coreano Yi Sun-sin, conhecido como Almirante Yi, cortou os fornecimentos aos invasores fazendo com que essas tropas parassem de vez. Com a tropa invasora parada, a milícia coreana e o exército chinês obrigou, mesmo, o governo japonês iniciar relações de paz com a China em 1593. Mas, Toyotomi Hedeyoshi negou e a guerra entrou num outro rumo em 1597, retomando as hostilidades. A guerra só terminou em 1598 com a morte posteriormente de Hideyoshi.

Consequências
Nessa guerra a Coréia foi a mais prejudicada. Perdeu 66% de suas terras cultiváveis e a "extração" forçada de artesãos e acadêmicos para o Japão ajudou no desenvolvimento científico para os japoneses. A perda também ocorreu nos aspectos históricos e culturais da Coréia com o resultado de muitos registros imperiais queimados e palácios em Seul. A China também ficou prejudicada, parte de suas finanças se perderam e consequentemente a Dinastia Ming ficou debilitada. 

O Japão na Coréia
A Coréia é considerada como terras que deviam ser ocupadas por Japoneses, ou seja, terras que deviam ser do Japão. Essas ocupações são provas disso. Alguns líderes japoneses no fim do século XIX e no começo do século XX utilizaram o conflito como desculpa para a invasão na Coréia. Por isso prevalece o sentimento "antijaponês" na Coréia.

Nessas ocupações entre elas foi mais ou menos recente, em 1910, na qual o Japão ocupou 35 anos a Coréia e só terminou com a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial. De acordo com a minha mãe, coreanas foram abusadas, mas japoneses negam isso. Não se sabe ao certo o que exatamente aconteceu nessas ocupações tanto na Guerra Imjin quanto na Segunda Guerra Mundial, pois afinal fonte: mamãe.

Soldados chineses e coreanos
Japão x Coréia: quem vence?
Não há perdedor nem vencedor. Os dois países hoje, são extremamente iguais na educação, tecnologia e lógico música. Essa tal rivalidade vem de mentes antigas, que ainda acredita nisso. Eu principalmente sabia dessa rivalidade, mas não dessa história. Quem decide quem vence ou não é você, comentando aí em baixo.

Legado
Depois da guerra as relações entre Coréia e Japão se restabeleceram. A Coréia teve heróis nacionais. O Japão reverencia ainda o Almirante Yi. Em reconhecimento com a ajuda da China, a Coréia construiu um altar do Imperador Wanli. Os historiadores chineses utilizam a guerra como início de uma amizade entre China e Coréia. Na China e na Coréia, essa guerra inspirou a resistência nacionalista ao império japonês no século XX. 


Comente aí em baixo o que achou dessa história ou então procure no Google mais sobre isso se ficou curioso!

OBS: Apesar do texto se referir como o Japão o maior "vilão" da história, eu me orgulho muito da minha descendência japonesa. Como assim ama a descendência e gosta de coreano? Como disse, essa rivalidade só existe em mentes antigas, jovens em geral, assim como eu, não sabíamos da existência dessa história. Somos jovens, temos a mente livre, queremos saber o que há de novo e não ficar preso apenas no passado, precisamos gostar do novo e respeitá-lo também. Respeito TODAS as culturas, gosto muito de seus estilos. Comente o que quiser, mas sempre com respeito. ;) ~Grata

~Bye Bye!

4 comentários:

  1. 안녕하세요~~나는 Jason 김 입니다,é vivo no Brasil,essa questão da rivalidade é muito antiga começou em 1592 na guerra Imjin que durou ate 1598 quando o Japão tentou invadir a Coreia mas acabou derrotada,nessa guerra liderada pelo Almirante Yi Soon Shin um dos maiores heróis da Coreia que criou os primeiros navios de guerra revestida de aço do mundo.
    para entender mais sobre a ligação e a rivalidade entre os dois países basta observar como tudo começou o Japão era um país que viveu muito tempo isolada,onde acabou tendo uma cultura muito menos desenvolvida que a Coreia e a China(os dois países com as culturas mais tradicionais e antiga da Asia),registros historicos comprovam que o Japão foi fortamente influenciada pelas culturas coreana e chinesa e que acretitam que os japoneses sejam da mesma etnia dos coreanos coisa que eu não concordo pois os coreanos são Indios siberianos que migraram para peninsula coreana há mais de 8 mil anos,pode ate ser que os primeiros imigrantes a chegar ao japão tenha sido os coreanos que começaram a cultura Yayoi no Japão.então digamos que o Japão deveria agradecer aos coreanos e chineses por eles existirem hoje!!!!
    mas voltando ao assunto os coreanos são um povo muito patriota e eles não vão deixar que nenhum japones queira reverter a verdadeira historia ou que se achem superiores aos outros povos que sofreram com a ocupação deles durante a 2 guerra mundial.
    essa historia das brigas nas saídas de bailes e bares é verdade e os japoneses sempre acabam indo parar no Hospital,eu mesmo presenciei uma briga entre os coreanos e japoneses na qual varios japoneses acabaram sangrando,eles falam que os coreanos levam tacos de bassebol,rsrsr pura mentira os coreanos odeiam ser desleais, as brigas e sempre na mão,os japoneses falam isso pra ter um motivo de falar pq apanharam!!!!

    na minha opinião os coreanos por serem um povo nacionalista é muito patriota nunca vão perdoar os japoneses pelos crimes cometidos durante a 2 guerra mundial,pois os japoneses não tiveram honra suficiente de pedir desculpas oficiais ao povo chines e coreano,alem do mais não pagaram as vitimas que sobreviveram aos estupros cometidos pelos soldados japoneses,e tambem acho que os japoneses não merecem o respeito do povo coreano.
    eu acho que os japoneses que residem no Brasil muitos esqueceram suas origens,sua cultura e ate mesmo a lingua,conheço muitos japoneses que nasceram aqui que não sabem falar japones,diferente dos coreanos que mantem suas tradições e seu amor pela Coreia mesmo estando no outro lado do mundo,essa é uma grande diferença entre os coreanos e japoneses.
    conheço muitos coreanos que estão se casando com japonesas mas que sempre tem uma certa desconfiança com o povo japones,eu ouço muito os coreanos dizer -as japonesas são para namorar e as coreanas são para casar,geralmente os coreanos não gostam que seus filhos casem com estrangeiros porque eles falam que a raça coreana é pura e tem que ser mantida.
    no geral essa rivalidade sempre existirá não importa em que país esteja porque a história nunca será esquecida e nunca será apagada!!!
    대한민국 만세!!!!

    ResponderExcluir
  2. olá meu nome é Hyun eu sou coreano nascido no Brasil,a sua historia do seus avos e bem parecida com o que meu pai fala,meu pai sempre fala que a Coreia é melhor que o Japão,e que o Japão sempre pertenceu a Coreia e que só existiu por causa da China e da Coreia que influenciaram o Japão em tudo levando o Budismo,a cultura do arroz,as artes marcias,a culinaria,as tecnicas na fabricação de templos e etc.....~~eu concordo com o que meu pai fala porque a Coreia e a China são países mais antigo que o japão.
    o Japão tem cerca de 1.500 anos,já a china e a Coreia tem 5000 anos de historia,é muito diferença.

    ResponderExcluir
  3. A paz na Asia Oriental depende muito de pedido de perdão entre Japão,China,Coréia e Taiwan, essas rivalidades militares e politicas me fazem lembrar, as rivalidades de Turquia versus Grecia, Armenia versus Turquia, os 4 paises terão que pedir perdão,cortar o circulo vicioso do ódio e da guerra,existe muito ressentimento da Coreia,China,Taiwan contra o Japão, e há muito complexo de superioridade do Japão com esses paises, os politicos e os civis dessas nações terão que se ajudar, do contario o odio só vai reinar.

    ResponderExcluir
  4. De fato os japoneses da época eram egoístas, presunçosos e tiveram atitudes muito infelizes. Não duvido mesmo que os japoneses acham que vem de uma raça única e original, sendo que o mais provável é que seja descendentes de coreanos e/ou chineses. Mas vale lembrar que os japoneses no Brasil foram os primeiros a chegarem nesse país, em 1908. Durante as guerras tiveram várias restrições com a língua, sendo forçados a falarem portugues até mesmo dentro de casa. Aliado a isso, a fuga das fazendas exploradoras e a reconstrução da vida num país estrangeiro, os forçaram a sempre ter que lidar com outra língua, afinal estavam em outro país. As gerações se passam e os japoneses estão em sua quarta e quinta geração no Brasil, é natural que a língua japonesa se perca ao longo das gerações. Além disso, a união com brasileiros dando origem aos mestiços também contribui para a perda da língua. Basta olhar para muitos descendentes de outros países que vieram na mesma época, a língua dos países de origem se perde. São brasileiros, agem e sofrem influencias do Brasil. Os descendentes só possui a ascendência àquele país, mas são brasileiros.

    ResponderExcluir

Gostou? Reaja e comente!