Navegue!

1.4.14

Animerp - Parte 2: Oficinas e Vivências (1/2)


Oi oi, aqui está a segunda parte da "série" de artigos que estou publicando sobre a Animerp, relatando experiências das oficinas e vivências que estavam disponíveis para todo o público durante o evento.
Tivemos exibições de animes durante o evento, entre elas a exibição de um filme de Isao Takahata, chamado Hotaru no Haka (Cemitério dos Vagalumes, em português), produzido em 1988. O filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país durante a Segunda Guerra Mundial. Fome, doenças e a falta de generosidade e sensibilidade dos adultos faz este percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela Guerra.

Além de passar uma linda e comovente mensagem para quem assistiu, o filme também nos faz perceber como as animações evoluíram, digo, estão diferentes hoje em dia, indepen
dentemente do animador e/ou ilustrador.

A biblioteca do local do evento tinha vários mangás disponíveis, sem custo, estavam lá justamente para serem lidos e apreciados por todo o público, muita gente foi conferir.

Tivemos oficinas de culinária também, Yakisoba. O famoso prato de origem chinesa, muito popular não só na culinária japonesa como também na culinária de todo o mundo. O yakisoba foi introduzido no Brasil em 1908, junto com os primeiros imigrantes orientais e se tornou muito apreciado por aqui.

Os participantes da oficina "Criando um episódio de Insector Sun" tiveram a oportunidade de aprender noções básicas de edição de vídeo, efeitos especiais de como é finalizado um episódio de tokusatsu (filmes live action de super heróis), os truques e a linguagem utilizada para a produção de gênero, além de confeccionar os próprios figurinos utilizando sucata e materiais recicláveis.


Tivemos também a oficina de K-pop, o grupo Unlock ensinou técnicas da dança coreana que atualmente atrai jovens praticantes em todo o mundo.

No meio disso tudo claro que não poderia faltar a oficina de mangá, com Hélio Kaname ensinando técnicas básicas para toda a galera, tendo duas sessões, uma no sábado e uma no domingo, ambas com a duração de 2 horas com 20 vagas disponíveis, cada.


Então por hoje é isso, amanhã tem um artigo novo, eu dividi a Parte 2 em duas partes, caso contrário o artigo ficaria muito extenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Reaja e comente!