Navegue!

21.7.14

Gamedev: Franchesco.

Olá! Passo para contar que estou desenvolvendo um jogo, ao som de Daft Punk.


De um tempo para cá, talvez desde fevereiro, eu quero desenvolver um jogo, mas ficar só na vontade não me levaria a nada então eu comecei a investir nisso.

O point-and-click Franchesco já tem seu plot finalizado e alguns desenhos que eu fiz para retratar um pouquinho da história do jogo.

O jogo conta a história de um professor esquizofrênico, Franchesco, que se envolve com o seu mais novo aluno, Christopher... É só isso que tenho para contar por agora, mais uma palavra seria spoiler.

Ainda estamos organizando ideias e fazendo rascunhos de coisas como cenários, personagens e sprites. Uma coisa que me motivou muito foi uma conversa que eu tive com alguns desenvolvedores independentes na ultima convenção de animes, a Anime Season (que foi ótima).

Desenvolver um jogo é a mesma coisa que tentar chegar ao final de um labirinto, você passa aperto mas depois que consegue fica muito satisfeito e pensa: Pô.. Eu consegui!

Eu ando aprendendo muita coisa desde comecei a ter um contato com outros desenvolvedores no twitter (eu amo acompanhar as #screenshotsaturday e #gamedev)  e em alguns lugares que eu frequento e tudo mais. É saudável, é maravilhoso conversar com alguém que saiba como você se sente diante de tanto desespero e aquela pressão que fica martelando na cabeça: “E se eu não conseguir finalizar esse jogo?!?!”.

Desenvolver um jogo não é brincadeira, eu estudo feito condenada e ando cobrando muito de mim, comecei a impor prazos e faço de tudo para cumpri-los. Como se trata de um jogo independente (isto é:  um jogo desenvolvido por uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas) eu estou “improving skills” em tudo, lendo um artigo e “how to” atrás do outro, seja sobre game engines, frameworks, modelagem, programação, etc.

Também estou estudando a linguagem de programação C++, não posso simplesmente me acomodar usando uma ferramenta que “não requer conhecimento em programação”... Que tipo de profissional é esse que se satisfaz com uma coisa tão pouca?! Não posso perder a cabeça, tudo tem que ser planejado com calma, amor e carinho.

Eu acho que o que mais me assusta é não conseguir finalizar este jogo, vão ser muitos dias de trabalho duro, mas, como dizia Fernando Pessoa: tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Aqui eu deixo algumas imagens:






5 comentários:

  1. Uau! quero ver o resultado! vc é disigner também não? :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... todo indiedev (indie developer) trabalha sozinho ou então com um pequeno grupo de colegas, consequentemente temos que aprender de tudo um pouco. Eu mexo com programação e design
      \(^v^)/

      Pretendo sempre mantê-los dentro do que está acontecendo então irei publicar alguns artigos sempre que der, mostrando como o trabalho está ficando.. Se você quiser, me siga no twitter, eu sempre compartilho alguns desenhos e novidades lá! @butknowlegde

      Muito obrigada pelo seu comentário! Me desculpe pela demora para responder.

      Excluir
  2. Olá Heloisa. Tem uma tag no meu blog para você : http://wh-graymoon.blogspot.com.br/2014/07/um-mes-de-gray-moon-free-tag.html
    Bjs ^-^

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal, gostei de saber que vc esta fazendo um jogo, já estou muito curiosa para saber o resultado final! Gostei das imagens, espero que vc consiga desenvolver o jogo.

    Trouxe uma tag para vc: http://amordeumkpopper.blogspot.com/2014/08/tag-11-coisas-sobre-mim.html

    Bjs: Jeny

    ResponderExcluir

Gostou? Reaja e comente!